quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Comentário sobre Texto:


Ensino da Lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais


     Nesta leitura podemos perceber que existem várias manifestações das lutas, podemos também identificar os princípios comuns no ensino delas.
     Também que o autor procurou classificar tais manifestações para um melhor entendimento e futuro trabalho com alunos, procurou-se dentre os vários autores, e a opinião dos entrevistados, saber os princípios condicionais das Lutas como:

Contato Proposital
Fusão Ataque/Defesa
Imprevisibilidade
Oponentes(s) Alvo(s)
Regras

     Segundo Bayer (1994), "Independente da Modalidade ou especificidade da luta, esses aspectos são condições indispensáveis para que uma atividade seja caracterizada como Luta, pois são capazes de delinear o conhecimento e diferenciá-lo dos demais".
     "Esses princípios condicionais regem as lutas e as caracterizam. Buscar descobri-los, analisar e refletir sobre eles podem ajudar à uma aula prática de qualidade". 
     Também não podemos deixar de aprender a origem da Luta e sua cultura, suas técnicas tradicionais que expressam a essência dos movimentos das Lutas.
     Com base nos estudos os autores puderam pensar numa proposta de organização dividindo-os em classes, desejando contribuir para os atuais e futuros processos de ensino-aprendizagem das Lutas:

Classificando as Lutas em função da distância entre os oponentes:

Curta Distância
Média Distância
Longa distância

Tal Classificação visa colaborar  no ensino inicial das Lutas  podendo, aproveitar os movimentos comuns às diversas manifestações para facilitar o ensino de uma maneira geral.

REFERENCIAS:
 .
 Mariana Simoes Pimentel Gomes, Macio Pereira Moratto, Edison Duarte, José Júlio Gavião de Almeida(Movimento, Porto Alegre, v.16, n.02, p. 207-227, Abril/Junho de 2010).

Ivan Carlos Meneghetti
Jonathan Wilson
Giovani Moraes
Erick Braian

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Comentáro Sobre Leitura Lutas, Artes Marciais

Curitiba, 17 de Fevereiro 2012

          Comentário sobre Leitura

                      Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física.


        Neste artigo podemos ter um apanhado geral sobre Lutas, sua trajetória durante a História, assim como vários exemplos que nos fazem refletir sobre como trabalhar esta modalidade de esporte na Formação Profissional em Educação Física, como abordar, como trabalhar modalidades tão diversas em tão pouco tempo.
       A disciplina de Lutas deve oportunizar contatos com as diferentes implicações das lutas, além de abordar alguns temas transversais diretamente associados como violência e cultura.
     Também vem ressaltar que o professor de Educação física que nunca teve contatos com tais esportes, pode sofrer criticas extremas, pois não tem conhecimentos estruturados nessas atividades, e devido ao grande numero de estilos o professor acaba por se apoiar em apenas um estilo. 
       Concluindo que os alunos do curso de Educação Física devem aprender conceitos, procedimentos e atitudes que proporcionem uma ampla aprendizagem, onde poderá analisar e avaliar melhor esse tipo de prática corporal, para que possa ensinar e não meramente aprender a executar as técnicas dessas atividades.

Referencia:
Fabricio Boscolo Del'Vecchio e Emerson Franchini em parte II, pg 99 -106 2006. de Hunger, S.S.N,D. Formação Profissional em Educação Física, Estudos e Pesquisas.


Ivan Carlos Meneghetti
Jonathan Wilson
Giovani de Moraes Ribeiro
Erick Braian Barbosa Chaves


Jonathan Wilson, Giovani Moraes, Erick Braian, Ivan Carlos, Jackson Pruciano Contini