domingo, 21 de outubro de 2012

PLANOS DE AULAS CAPOEIRA


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA DE LUTAS

ALUNO: ERICK,  IVAN, JONATAN, GIOVANI
TEMA DE ESTUDO: CAPOEIRA
SUB - TEMA: GINGA, SEQUENCIA DO MESTRE PIMBA

OBJETIVOS

 

Vivenciar elementos da cultura corporal, orientando-se em espaços e tempos, Interagir, dentro do ambiente escolar.

 



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

RECURSOS MATERIAIS
TEMPO PREVISTO


Feitor pega escravo: Os alunos dispostos em coluna , um segurando bem firme na cintura do outro. O primeiro fica com os braços abertos impedindo que o feitor possa alcançar o próximo escravo. Evolução: O feitor tentará de todas as formas ultrapassar esta coluna, que por sua vez, se movimentara da melhor maneira para não deixar ser pego o último escravo procurado pelo feitor.  

GINGA: Com os alunos dispersos em tabuleiro por diferes ritmos para eles perceberem e poder executar a ginga.

Sequencia mestre bimba I: Com os alunos dispersos em tabuleiro trabalha a ginga meia lua de frente, meia lua de frente com armada, Aú e role.

Sequencia mestre bimba I: Com os alunos dispersos em tabuleiro trabalha a ginga cocorinha, cocorinha com negativa e cabeceio.

Roda: realizar uma roda executando os dois movimentos simultaneamente.



10 MINUTOS



10 MINUTOS

10 MINUTOS

10 MINUTOS






5 MINUTOS

Referências Bibliográficas:
1.     Freita, Jorge luiz: Capoeira infantil.
2.     http://unicarportugal.no.sapo.pt/sequencia.htm acesso em: 13/09/2012 




PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA DE LUTAS

ALUNO: ERICK,  IVAN, JONATAN, GIOVANI
TEMA DE ESTUDO: CAPOEIRA
SUB - TEMA: GINGA, SEQUENCIA DO MESTRE PIMBA

OBJETIVOS

 

Vivenciar elementos da cultura corporal, orientando-se em espaços e tempos, Interagir, dentro do ambiente escolar, Reconhecer, nos elementos da cultura corporal, uma opção de prática para o preenchimento sadio do tempo livre.
.

 



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

RECURSOS MATERIAIS
TEMPO PREVISTO


ATENÇÃO CAPOEIRA: Dispõem-se as crianças em circulo ou em duas fileiras, sendo que uma fileira fique de frente com a outra. Cada criança recebera um respectivo numero. Dado o sinal de inicio, o educador no centro do circulo atira um objeto ao alto, chamado um número. A criança que possui o numero chamado devera agarrar o objetivo antes de cair no chão. Se não conseguir deverá ficar na posição de um movimento da capoeira como por exemplo cocorinha, a ginga etc. Conservando essa atitude até que uma  outra criança deixe também cair o objeto e a substitua.  

GINGA: Com os alunos dispersos em tabuleiro por diferes ritmos para eles perceberem e poder executar a ginga.

Sequencia mestre bimba II: Com os alunos dispersos em tabuleiro trabalha a ginga queixada, cocorinha, Benção, Aú e role.

Sequencia mestre bimba II: Com os alunos dispersos em tabuleiro trabalha a ginga cocorinha, armada com negativa e cabeçada.

Roda: realizar uma roda executando os dois movimentos simultaneamente.


Lenço













10 MINUTOS





10 MINUTOS

10 MINUTOS



10 MINUTOS



5 MINUTOS

Referências Bibliográficas:
1.     Freita, Jorge luiz: Capoeira infantil.
2.     http://unicarportugal.no.sapo.pt/sequencia.htm acesso em: 13/09/2012 




PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA DE LUTAS

ALUNO: ERICK,  IVAN, JONATAN, GIOVANI
TEMA DE ESTUDO: CAPOEIRA
SUB - TEMA: GINGA, SEQUENCIA DO MESTRE PIMBA

OBJETIVOS

 

Vivenciar elementos da cultura corporal, orientando-se em espaços e tempos, Interagir, dentro do ambiente escolar, Reconhecer, nos elementos da cultura corporal, uma opção de prática para o preenchimento sadio do tempo livre.
.

 



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

RECURSOS MATERIAIS
TEMPO PREVISTO


CARANGUEJO LIGEIRO: Delimita-se com giz uma área como se fosse um rio. Dentro do rio ficará uma criança de quatro apoios como se fosse um caranguejo. As crianças terão que atravessar o rio, dando Aú, de um lado para o outro. Quem for pego vira caranguejo também. A brincadeira termina quando todos forem pegos.

GINGA: Com os alunos dispersos em tabuleiro por diferes ritmos para eles perceberem e poder executar a ginga.

Sequencia mestre bimba III: Com os alunos dispersos em tabuleiro trabalha a ginga martelo, martelo, cocorinha, Benção, Aú e role.

Sequencia mestre bimba III: Com os alunos dispersos em tabuleiro trabalha a ginga banda, banda, armada, negativa e cabeçada.

Roda: realizar uma roda executando os dois movimentos simultaneamente.



10 MINUTOS





10 MINUTOS

10 MINUTOS



10 MINUTOS



5 MINUTOS

Referências Bibliográficas:
1.     Freita, Jorge luiz: Capoeira infantil.
2.     http://unicarportugal.no.sapo.pt/sequencia.htm acesso em: 13/09/2012 

CAPOEIRA NO ENSINO INFANTIL




Capoeira no Ensino Infantil (02 aos 05 anos).



O artigo citado abaixo traz pesquisa sobre capoeira no ensino infantil, idades iniciais acima de 02 anos onde se pode observar que a maioria dos profissionais envolvidos tem dificuldades no trabalho com crianças de 02 aos 06 anos, e que o profissional quando com formação em Educação Física é o contrário. Este tem muito mais facilidade no trabalho desta faixa etária, pois trabalha muito mais com o lúdico do que com a técnica. Contudo quando se trata de idade superior aos 06 anos o profissional de Educação Física tem mais dificuldade, pois necessita ter muito mais técnica e requer um conhecimento especifico amplo. Conforme se pode observar em pequeno trecho transcrito abaixo do artigo.

Ao realizarmos este trabalho viemos buscar formas de compreender as possibilidades e potencialidades da utilização da capoeira enquanto um conteúdo escolar. Apontamos que os profissionais de educação física relatam maior segurança no trabalho com crianças na fase pré-escolar, principalmente em relação a um trabalho mais lúdico, enquanto que o não formado em educação física demonstrou insegurança no trabalho com faixa etária menor. Também verificamos a preocupação do profissional da área ter um conhecimento prévio da capoeira, mantendo suas tradições.

Observamos como preocupação dos profissionais a realização de uma capoeira adaptada ao ambiente escolar adequando golpes, musicas e os instrumentos ao ambiente escolar.

O presente trabalho mostrou-se que a capoeira como modalidade pode ainda ser explorada por profissionais sendo veiculo para relação da educação física escolar. A capoeira vem achando seu espaço de maneira crescente no ensino de crianças na pré-escola e ensino fundamental.