quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Comentário sobre Texto:


Ensino da Lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais


     Nesta leitura podemos perceber que existem várias manifestações das lutas, podemos também identificar os princípios comuns no ensino delas.
     Também que o autor procurou classificar tais manifestações para um melhor entendimento e futuro trabalho com alunos, procurou-se dentre os vários autores, e a opinião dos entrevistados, saber os princípios condicionais das Lutas como:

Contato Proposital
Fusão Ataque/Defesa
Imprevisibilidade
Oponentes(s) Alvo(s)
Regras

     Segundo Bayer (1994), "Independente da Modalidade ou especificidade da luta, esses aspectos são condições indispensáveis para que uma atividade seja caracterizada como Luta, pois são capazes de delinear o conhecimento e diferenciá-lo dos demais".
     "Esses princípios condicionais regem as lutas e as caracterizam. Buscar descobri-los, analisar e refletir sobre eles podem ajudar à uma aula prática de qualidade". 
     Também não podemos deixar de aprender a origem da Luta e sua cultura, suas técnicas tradicionais que expressam a essência dos movimentos das Lutas.
     Com base nos estudos os autores puderam pensar numa proposta de organização dividindo-os em classes, desejando contribuir para os atuais e futuros processos de ensino-aprendizagem das Lutas:

Classificando as Lutas em função da distância entre os oponentes:

Curta Distância
Média Distância
Longa distância

Tal Classificação visa colaborar  no ensino inicial das Lutas  podendo, aproveitar os movimentos comuns às diversas manifestações para facilitar o ensino de uma maneira geral.

REFERENCIAS:
 .
 Mariana Simoes Pimentel Gomes, Macio Pereira Moratto, Edison Duarte, José Júlio Gavião de Almeida(Movimento, Porto Alegre, v.16, n.02, p. 207-227, Abril/Junho de 2010).

Ivan Carlos Meneghetti
Jonathan Wilson
Giovani Moraes
Erick Braian

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