Karate foi originado na Índia ou na China, há
aproximadamente doze séculos. À medida que a arte foi sendo desenvolvida,
estudada, cultivada e transmitida através das gerações, mudanças e
contribuições foram somadas para a formação de diversos estilos de karate em
evidência atualmente.
Há milênios já existiam formas de lutas sem armas, e na
época dos samurais no Japão, não existia o conceito de esporte. Os guerreiros
praticavam artes marciais também como forma de exercícios físicos, através dos
quais educavam a disciplina, a moral, o civismo e impunham a paz e a moral à
sua Nação.
O karate foi considerado "arte
divina" pela sua grande eficiência no combate real. Um dos fatos mais
importantes para o desenvolvimento do karatê foi o surgimento do "karate-competição"
como esporte. Nos anos 30 e 40, o karate começou a se espalhar pelo mundo.
No karate existe uma famosa
expressão do mestre Funakoshi: "Karate Ni Sente Nashi", que significa
que primeiro a defesa é importante, depois o ataque, sem perder o espírito
ofensivo, esse provérbio explica claramente o objetivo do karate que é conter o
espírito de agressão. Dessa forma, nota-se a atitude de respeito na prática do
"Kata" (Luta imaginária), as quais sempre se iniciam com técnicas de
defesa.
A história do mestre Gichin Funakoshi se confunde com a própria história do Karate, por isso a ele é creditado o titulo de “Pai do Karatê Moderno”, devido aos seus esforços em divulgar essa arte pra o mundo e torna-la acessível a todos.
Funakoshi trouxe o karatê, com
a ajuda de Itosu até o sistema de escolas publicas logo as crianças na escola
estavam aprendendo os Katas como parte das aulas de Educação Física.
Funakoshi com 20 ensinamentos:
01- O karatê inicia-se e termina com
saudações.
02- No karatê não existem golpes de
agressão.
03- O karate apoia o caminho da
razão.
04- Conheça-se a si próprio antes de
julgar os outros.
05- A principio lapidar o espírito,
depois a técnica.
06- Evitar o descontrole do
equilíbrio mental.
07- A falha surge com a acomodação
mental e física.
08- O karate não se limita apenas ao
Dojo.
09- A essência do karate se descobre
no decorrer da vida.
10- Dará frutos quando associado à
vida cotidiana.
11- O karate é igual água quente: se
não recebe calor constantemente ela esfria.
12- Não pense em vencer, mas não
pense em derrota.
13- Mude sua posição conforme o tipo
de adversário.
14- A luta depende do bom motivo da
teoria In e You.
15- Imagina que seus membros são
espadas.
16- Para o homem que sai do seu
portão, existem milhões de adversários.
17- No princípio, seus movimentos são
artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.
18- A prática de fundamentos deve ser
correta. Enquanto em uso torna-se diferente.
19- Domínio do seu corpo na
coordenação, na força, na velocidade e elasticidade.
20- Estudar, criar e aperfeiçoar-se
constantemente.
É comum que o principiante
praticante de karate, notando seu rápido desenvolvimento, seja tomado por uma
onda de impetuosidade, sentindo a necessidade de por em prática seus conhecimentos
adquiridos. Esta ideia deve ser detestada e sanada, para que não venha a
afasta-lo do real objetivo do karate, que é o de nobreza de espírito, domínio
da agressividade, modéstia e perseverança; "possuir suavidade no seu
exterior tendo quando necessária coragem de enfrentar milhões de adversários,
vibrar no seu interior". Esse é o verdadeiro espírito do karate.
Fonte: www.bushido-online.com.br
LEMA DO KARATE - DOJUKUN
HITOTSU-JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU
KOTO
ESFORÇAR-SE PARA FORMAÇÃO DO CARÁTER!
HITOTSU-MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO
CAMINHO DA RAZÃO!
HITOTSU-DORYORU NO SEISHIN O YASHINAU
KOTO
CRIAR O INTUITI DE ESFORÇO!
HITOTSU-REIGI O OMONZURU KOTO
RESPEITO ACIMA DE TUDO!
HITOTSU-KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
CONTER O ESPIRITO DE AGRESSÃO!
Propósito do karate tradicional
volta-se, sobretudo ao aspecto educacional e não somente o desportivo,
colocando acima da habilidade técnica combativa a formação total do ser humano,
seu conhecimento global da arte, sua responsabilidade social perante os demais
e sua conduta moral.
Referencias:
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