sexta-feira, 11 de maio de 2012

HISTÓRIA E FILOSOFIA DO KARATE


  
Karate foi originado na Índia ou na China, há aproximadamente doze séculos. À medida que a arte foi sendo desenvolvida, estudada, cultivada e transmitida através das gerações, mudanças e contribuições foram somadas para a formação de diversos estilos de karate em evidência atualmente.
Há milênios já existiam formas de lutas sem armas, e na época dos samurais no Japão, não existia o conceito de esporte. Os guerreiros praticavam artes marciais também como forma de exercícios físicos, através dos quais educavam a disciplina, a moral, o civismo e impunham a paz e a moral à sua Nação.
O karate foi considerado "arte divina" pela sua grande eficiência no combate real. Um dos fatos mais importantes para o desenvolvimento do karatê foi o surgimento do "karate-competição" como esporte. Nos anos 30 e 40, o karate começou a se espalhar pelo mundo.


No karate existe uma famosa expressão do mestre Funakoshi: "Karate Ni Sente Nashi", que significa que primeiro a defesa é importante, depois o ataque, sem perder o espírito ofensivo, esse provérbio explica claramente o objetivo do karate que é conter o espírito de agressão. Dessa forma, nota-se a atitude de respeito na prática do "Kata" (Luta imaginária), as quais sempre se iniciam com técnicas de defesa.




A história do mestre Gichin Funakoshi se confunde com a própria história do Karate, por isso a ele é creditado o titulo de “Pai do Karatê Moderno”, devido aos seus esforços em divulgar essa arte pra o mundo e torna-la acessível a todos.
Funakoshi trouxe o karatê, com a ajuda de Itosu até o sistema de escolas publicas logo as crianças na escola estavam aprendendo os Katas como parte das aulas de Educação Física.

Funakoshi com 20 ensinamentos:
 01- O karatê inicia-se e termina com saudações.
02- No karatê não existem golpes de agressão.
03- O karate apoia o caminho da razão.
04- Conheça-se a si próprio antes de julgar os outros.
05- A principio lapidar o espírito, depois a técnica.
06- Evitar o descontrole do equilíbrio mental.
07- A falha surge com a acomodação mental e física.
08- O karate não se limita apenas ao Dojo.
09- A essência do karate se descobre no decorrer da vida.
10- Dará frutos quando associado à vida cotidiana.
11- O karate é igual água quente: se não recebe calor constantemente ela esfria.
12- Não pense em vencer, mas não pense em derrota.
13- Mude sua posição conforme o tipo de adversário.
14- A luta depende do bom motivo da teoria In e You.
15- Imagina que seus membros são espadas.
16- Para o homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários.
17- No princípio, seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.
18- A prática de fundamentos deve ser correta. Enquanto em uso torna-se diferente.
19- Domínio do seu corpo na coordenação, na força, na velocidade e elasticidade.
20- Estudar, criar e aperfeiçoar-se constantemente.
É comum que o principiante praticante de karate, notando seu rápido desenvolvimento, seja tomado por uma onda de impetuosidade, sentindo a necessidade de por em prática seus conhecimentos adquiridos. Esta ideia deve ser detestada e sanada, para que não venha a afasta-lo do real objetivo do karate, que é o de nobreza de espírito, domínio da agressividade, modéstia e perseverança; "possuir suavidade no seu exterior tendo quando necessária coragem de enfrentar milhões de adversários, vibrar no seu interior". Esse é o verdadeiro espírito do karate.

LEMA DO KARATE - DOJUKUN
HITOTSU-JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
ESFORÇAR-SE PARA FORMAÇÃO DO CARÁTER!
HITOTSU-MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO!
HITOTSU-DORYORU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
CRIAR O INTUITI DE ESFORÇO!
HITOTSU-REIGI O OMONZURU KOTO
RESPEITO ACIMA DE TUDO!
HITOTSU-KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
CONTER O ESPIRITO DE AGRESSÃO!

Propósito do karate tradicional volta-se, sobretudo ao aspecto educacional e não somente o desportivo, colocando acima da habilidade técnica combativa a formação total do ser humano, seu conhecimento global da arte, sua responsabilidade social perante os demais e sua conduta moral.      


Referencias:


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