PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Centro
de Ciências Biológicas e da Saúde.
CURSO
DE Licenciatura em Educação Física
PA:
– Lutas
ALUNOS:
Ivan, Jonathan, Erick, Giovani, Jackson.
Série/Faixa etária a que se destina a aula: Ciclo II
Seg. Etapa 4º e 5º anos Ensino Fundamental de 9 anos
TEMA
DE ESTUDO: Lutas na Escola SUB -
TEMA: Karate - Kumite.
COMPETÊNCIAS
/ OBJETIVOS:
Percussão: Tocar, golpes simulados com mãos e pés, ataque e defesa.
Percussão: Tocar, golpes simulados com mãos e pés, ataque e defesa.
MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTOO kumite permite desenvolver a tática e a estratégia, seu aprendizado é progressivo. |
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PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS |
RECURSOS
MATERIAIS
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TEMPO
PREVISTO
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AQUECIMENTO:
Espalhados
pela sala ou quadra é proposta um variação de pega pega o Pega
Elefante.
O
Pegador devera estar com uma mão no nariz e a outra passando por
dentro desta formando uma tromba de elefante. Todo aluno que for
pego também se torna elefante, pode-se aplicar 02 a 03 vezes
mudando os pegadores.
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Sala
ou Quadra e Tatame
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10
min
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PARTE
PRINCIPAL:
1.
Luta do saci: Alunos em dupla, em pé, separados um do outro
não mais que a distancia de dois pés, somente com um dos pés
apoiados no solo, o outro erguido para trás como um saci. Um
tentará derrubar o outro usando apenas uma das mãos, visto que
a outra estará segurando o pé elevado. Pode-se usar de
pequenos empurrões e tapinhas, sem no entanto agarrar o
colega.Perde
quem desequilibrar e sair da posição de saci. Trocar de duplas
a cada 3 minutos. Realizar com 3 duplas, total aproximado de 10
minutos
2 – Luta dos Animais - Em grupo de três, um será o macaco outro será o Tigre e o terceiro será o urso panda, O macaco irá atacar o Urso panda com golpes utilizando apenas as mãos, e o tigre irá atacar o macaco somente com os pés, ou vise versa, e o Urso Panda apenas irá se defender, contudo os atacantes não poderão atacar ao mesmo tempo e tudo deve ser em câmara lenta. Tentando utilizar os movimentos e golpes do Karatê , tomando o máximo cuidado para não machucar o colega. Todos deveram inverter as posições.
3
– Luta dos Pregadores – Os alunos em duplas, de frente um
para o outro, ambos só poderão retirar um dos pés do apoio
tando no ataque quanto na defesa. Um aluno deverá colocar
pregadores de roupa em várias partes do corpo como: Gola,
costas, cintura, barra da calça, manga do blusa etc. Desde que
fique visível. O outro que será o atacante deverá tentar
retirar apenas um prendedor por vez, apenas ao sinal do
professor, para tentar retirar os grampos deve-se tentar imitar
golpes de karatê aquele que estiver com os grampos para impedir
que o colega retire os grampos deve se defender com defesas de
braço e perna, sempre com cuidado de ambos para não machucar o
colega.
| Tatame 50 Prendedores de Roupa |
30
min
|
Parte
Final:
Alunos sentados em círculo, realizando movimentos de alongamento. Debater sobre a experiência de lutar e a violência atual. |
Tatame
|
10
min
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Referências
Bibliográficas:
- BRENDA, Mauro. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010. p.75-130
- http://www.cdof.com.br/aulas25.htm em 21.05.2012
- http://www.wix.com/lutaspucpr/academicos#!atividades em 21.05.2012
- http://users.cjb.net/akpf/tutorias.htm em 21.05.2012
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