Capoeira no Ensino Infantil (02 aos 05 anos).
O artigo citado abaixo traz pesquisa
sobre capoeira no ensino infantil, idades iniciais acima de 02 anos onde se
pode observar que a maioria dos profissionais envolvidos tem dificuldades no
trabalho com crianças de 02 aos 06 anos, e que o profissional quando com
formação em Educação Física é o contrário. Este tem muito mais facilidade no
trabalho desta faixa etária, pois trabalha muito mais com o lúdico do que com a
técnica. Contudo quando se trata de idade superior aos 06 anos o profissional
de Educação Física tem mais dificuldade, pois necessita ter muito mais técnica
e requer um conhecimento especifico amplo. Conforme se pode observar em pequeno
trecho transcrito abaixo do artigo.
Ao realizarmos este
trabalho viemos buscar formas de compreender as possibilidades e
potencialidades da utilização da capoeira enquanto um conteúdo escolar.
Apontamos que os profissionais de educação física relatam maior segurança no trabalho
com crianças na fase pré-escolar, principalmente em relação a um trabalho mais
lúdico, enquanto que o não formado em educação física demonstrou insegurança no
trabalho com faixa etária menor. Também verificamos a preocupação do
profissional da área ter um conhecimento prévio da capoeira, mantendo suas
tradições.
Observamos como
preocupação dos profissionais a realização de uma capoeira adaptada ao ambiente
escolar adequando golpes, musicas e os instrumentos ao ambiente escolar.
O presente trabalho
mostrou-se que a capoeira como modalidade pode ainda ser explorada por
profissionais sendo veiculo para relação da educação física escolar. A capoeira
vem achando seu espaço de maneira crescente no ensino de crianças na pré-escola
e ensino fundamental.
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