Jogos Oposição
1. Rapidez e de atenção
I. Competências Solicitadas
Competências privilegiadas
- Ser vigilante
- Virar-se rapidamente para proteger-se
Competências anexas
- Deslocar-se de quatro.
- Aceitar a sua captura.
II. Realização
O conjunto da turma
desloca-se de quatro sobre o tapete, na sala de jogos ou sobre a grama.
Duas crianças em pé,
os caçadores, procuram tocar as crianças caçadas para transforma-las em
caçadores. As crianças ameaçadas poderam virar-se de costas para se tonarem
intocáveis; Elas podem retomar a sua mobilidade se o perigo afastar-se.
Ataque: Reter, agarrar.
Defesa: Esquivar, livrar.
2. Jogos de conquista de objetos
A coleta dos prendedores de roupa
Competências solicitadas:
Como atacante: apropiar-se de um pequeno objeto, realizar ataque preciso
e rápido
Como defensor: esquivar-se eficazmente, proteger seus objetos
Realização
Delimitar com um traço de giz, ou com cordas de pular, em círculo de jogo
aproximadamente 1,5 m para cada dupla de crianças. Fornecer para um dos
jogadores dois prendedores de roupa a serem colocados em suas vestimentas, no
lugar de sua escolha, mas obrigatoriamente na vista de seu adversário.
O
atacante deve apropriar-se, sem brutalidade, dos prendedores de seu colega. O
defensor procura esquivar-se. Os jogadores não devem, em causo algum,
agarrarem-se.
Ataque: Reter, imobilizar, agarrar.
Defesa: Esquivar, resistir livrar.
3. Jogos de conquista de territórios
Os Ursos
Competências
privilegiadas:
Puxar seu adversário de modo a arrastá-lo para fora de uma zona.
Puxar seu adversário de modo a arrastá-lo para fora de uma zona.
Resistir ás trações.
Competências anexas:
Deslocar-se
rapidamente na posição de quatro apoios.
Esquivar-se.
Ajudar-se mutuamente.
Realização
Na
sala ou sobre a grama, prevê três zonas de jogo. No interior de cada uma delas,
quatro crianças, os ursos, equipadas com um cinto na cintura, deslocam-se de
quatro. Ao sinal do professor, em torno de seis a oito crianças, em pé,
lançam-se na perseguição de seus colegas e tentam fazê-los sair de sua toca. Os
caçadores poder ajudar-se. Os ursos não têm o direito de levantar-se e não
podem retornar á área de jogo, caso sejam expulsos.
O
jogo termina quando as crianças de quatro tiverem sido retiradas da zona. A
espera é muito curta, uma vez que os caçadores, em maior número, têm apenas
quatro adversários para eliminar.
Bibliografia:
Olivier, Jean-Claude; Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola / Jean-Claude; trad. Heloísa Monteiro Rosário. - Porto Alegre : Artes Médicas Sul, 2000.
Olivier, Jean-Claude; Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola / Jean-Claude; trad. Heloísa Monteiro Rosário. - Porto Alegre : Artes Médicas Sul, 2000.
Ataque: Reter, imobilizar, agarrar.
Defesa: Esquivar, resistir livrar.
4.
Desequilibrar
Mini Sumô
Os alunos posicionados dentro do circulo na posição canguru, tentando
tirar ou desiquilibrar o colega. Objetivo do jogo é permanecer dentro do
circulo ou ainda não tocar outra parte do corpo no chão que não seja os pés.
Nesta atividade trabalhamos as seguintes situações:
Ataque: Reter, imobilizar, desequilibrar, agarrar.
Defesa: Esquivar, resistir livrar.
Referencias:
5 - RETER/IMOBILIZAR
Jogo dos 100 Kilos.
Atividade deve ser realizada em duplas como objetivo um reter ou
imobilizar o colega.
O jogo começa com um dos colegas apoiando peito com peito (Posição de
100KG Jiu-Jitsu) deitados. O colega que está por cima deve reter ou imobilizar
(Podendo Finalizar) apoiando todo seu peso no peito assim o colega de baixo que
tem como objetivo trocar de posição saindo de baixo para cima.
Ataque: Reter, Imobilizar, Agarrar.
Defesa: Resistir, Livrar.
6. Combates
O combate no chão
I. Competencais
solicitadas
Competências privilegiadas
- Combate no chão, aplicando as competências adquiridas nos jogos do
grupo V.
- Agir, ao mesmo tempo, como atacante e como atacado.
Competências anexas
- Suportar o corpo-a-corpo
- Suportar a imobilização
II. Realização
Cada crianças escolhe seu parceiro. As duplas dividem-se criteriosamente
sobre a área de jogo, coberta por tapete.
Os
jogadores ajoelhan-se frente-a-frente aproximadamente 80cm um do outro. A
seguir, são equipados com um cinto e devem:
- Derrubar seu adversário no chão:
- Encostar seus ombros no tapete:
- Mantê-lo imobilizado durante 03 segundos.
Renovar as instruções: Não agarrar pela cabeça, não se levantar e não fazer
mal.
Ataque: Reter, imobilizar, desequilibrar, agarrar.
Defesa: Esquivar, resistir livrar.
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