quinta-feira, 15 de março de 2012


Jogos Oposição

1. Rapidez e de atenção

I. Competências Solicitadas

Competências privilegiadas
- Ser vigilante
- Virar-se rapidamente para proteger-se
Competências anexas
- Deslocar-se de quatro.
- Aceitar a sua captura.

II. Realização
O conjunto da turma desloca-se de quatro sobre o tapete, na sala de jogos ou sobre a grama.
Duas crianças em pé, os caçadores, procuram tocar as crianças caçadas para transforma-las em caçadores. As crianças ameaçadas poderam virar-se de costas para se tonarem intocáveis; Elas podem retomar a sua mobilidade se o perigo afastar-se.

Ataque: Reter, agarrar.
Defesa: Esquivar,  livrar.

2. Jogos de conquista de objetos

A coleta dos prendedores de roupa
Competências solicitadas:
Como atacante: apropiar-se de um pequeno objeto, realizar ataque preciso e rápido
Como defensor: esquivar-se eficazmente, proteger seus objetos
Realização
            Delimitar com um traço de giz, ou com cordas de pular, em círculo de jogo aproximadamente 1,5 m para cada dupla de crianças. Fornecer para um dos jogadores dois prendedores de roupa a serem colocados em suas vestimentas, no lugar de sua escolha, mas obrigatoriamente na vista de seu adversário.
            O atacante deve apropriar-se, sem brutalidade, dos prendedores de seu colega. O defensor procura esquivar-se. Os jogadores não devem, em causo algum, agarrarem-se.
                       
Ataque: Reter, imobilizar, agarrar.
Defesa: Esquivar, resistir livrar.

3. Jogos de conquista de territórios
Os Ursos
Competências privilegiadas:
      Puxar seu adversário de modo a arrastá-lo para fora de uma zona.
Resistir ás trações.
Competências anexas:
Deslocar-se rapidamente na posição de quatro apoios.
Esquivar-se.
Ajudar-se mutuamente.
Realização
            Na sala ou sobre a grama, prevê três zonas de jogo. No interior de cada uma delas, quatro crianças, os ursos, equipadas com um cinto na cintura, deslocam-se de quatro. Ao sinal do professor, em torno de seis a oito crianças, em pé, lançam-se na perseguição de seus colegas e tentam fazê-los sair de sua toca. Os caçadores poder ajudar-se. Os ursos não têm o direito de levantar-se e não podem retornar á área de jogo, caso sejam expulsos.
            O jogo termina quando as crianças de quatro tiverem sido retiradas da zona. A espera é muito curta, uma vez que os caçadores, em maior número, têm apenas quatro adversários para eliminar.
Bibliografia:
Olivier, Jean-Claude; Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola / Jean-Claude; trad. Heloísa Monteiro Rosário. - Porto Alegre : Artes Médicas Sul, 2000.

Ataque: Reter, imobilizar, agarrar.
Defesa: Esquivar, resistir livrar.

4.  Desequilibrar


Mini Sumô

Os alunos posicionados dentro do circulo na posição canguru, tentando tirar ou desiquilibrar o colega. Objetivo do jogo é permanecer dentro do circulo ou ainda não tocar outra parte do corpo no chão que não seja os pés.
Nesta atividade trabalhamos as seguintes situações:

Ataque: Reter, imobilizar, desequilibrar, agarrar.
Defesa: Esquivar, resistir livrar.

Referencias:

5 - RETER/IMOBILIZAR

Jogo dos 100 Kilos.

Atividade deve ser realizada em duplas como objetivo um reter ou imobilizar o colega.
O jogo começa com um dos colegas apoiando peito com peito (Posição de 100KG Jiu-Jitsu) deitados. O colega que está por cima deve reter ou imobilizar (Podendo Finalizar) apoiando todo seu peso no peito assim o colega de baixo que tem como objetivo trocar de posição saindo de baixo para cima.

Ataque: Reter, Imobilizar, Agarrar.
Defesa: Resistir, Livrar.


6. Combates

O combate no chão

I.              Competencais solicitadas

Competências privilegiadas

- Combate no chão, aplicando as competências adquiridas nos jogos do grupo V.
- Agir, ao mesmo tempo, como atacante e como atacado.

Competências anexas

- Suportar o corpo-a-corpo
- Suportar a imobilização

II.            Realização

Cada crianças escolhe seu parceiro. As duplas dividem-se criteriosamente sobre a área de jogo, coberta por tapete.
            Os jogadores ajoelhan-se frente-a-frente aproximadamente 80cm um do outro. A seguir, são equipados com um cinto e devem:
- Derrubar seu adversário no chão:
- Encostar seus ombros no tapete:
- Mantê-lo imobilizado durante 03 segundos.

            Renovar as instruções: Não agarrar pela cabeça, não se levantar e não fazer mal.

Ataque: Reter, imobilizar, desequilibrar, agarrar.
Defesa: Esquivar, resistir livrar.

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