quinta-feira, 15 de março de 2012


Jogos Oposição

1. Rapidez e de atenção

I. Competências Solicitadas

Competências privilegiadas
- Ser vigilante
- Virar-se rapidamente para proteger-se
Competências anexas
- Deslocar-se de quatro.
- Aceitar a sua captura.

II. Realização
O conjunto da turma desloca-se de quatro sobre o tapete, na sala de jogos ou sobre a grama.
Duas crianças em pé, os caçadores, procuram tocar as crianças caçadas para transforma-las em caçadores. As crianças ameaçadas poderam virar-se de costas para se tonarem intocáveis; Elas podem retomar a sua mobilidade se o perigo afastar-se.

Ataque: Reter, agarrar.
Defesa: Esquivar,  livrar.

2. Jogos de conquista de objetos

A coleta dos prendedores de roupa
Competências solicitadas:
Como atacante: apropiar-se de um pequeno objeto, realizar ataque preciso e rápido
Como defensor: esquivar-se eficazmente, proteger seus objetos
Realização
            Delimitar com um traço de giz, ou com cordas de pular, em círculo de jogo aproximadamente 1,5 m para cada dupla de crianças. Fornecer para um dos jogadores dois prendedores de roupa a serem colocados em suas vestimentas, no lugar de sua escolha, mas obrigatoriamente na vista de seu adversário.
            O atacante deve apropriar-se, sem brutalidade, dos prendedores de seu colega. O defensor procura esquivar-se. Os jogadores não devem, em causo algum, agarrarem-se.
                       
Ataque: Reter, imobilizar, agarrar.
Defesa: Esquivar, resistir livrar.

3. Jogos de conquista de territórios
Os Ursos
Competências privilegiadas:
      Puxar seu adversário de modo a arrastá-lo para fora de uma zona.
Resistir ás trações.
Competências anexas:
Deslocar-se rapidamente na posição de quatro apoios.
Esquivar-se.
Ajudar-se mutuamente.
Realização
            Na sala ou sobre a grama, prevê três zonas de jogo. No interior de cada uma delas, quatro crianças, os ursos, equipadas com um cinto na cintura, deslocam-se de quatro. Ao sinal do professor, em torno de seis a oito crianças, em pé, lançam-se na perseguição de seus colegas e tentam fazê-los sair de sua toca. Os caçadores poder ajudar-se. Os ursos não têm o direito de levantar-se e não podem retornar á área de jogo, caso sejam expulsos.
            O jogo termina quando as crianças de quatro tiverem sido retiradas da zona. A espera é muito curta, uma vez que os caçadores, em maior número, têm apenas quatro adversários para eliminar.
Bibliografia:
Olivier, Jean-Claude; Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola / Jean-Claude; trad. Heloísa Monteiro Rosário. - Porto Alegre : Artes Médicas Sul, 2000.

Ataque: Reter, imobilizar, agarrar.
Defesa: Esquivar, resistir livrar.

4.  Desequilibrar


Mini Sumô

Os alunos posicionados dentro do circulo na posição canguru, tentando tirar ou desiquilibrar o colega. Objetivo do jogo é permanecer dentro do circulo ou ainda não tocar outra parte do corpo no chão que não seja os pés.
Nesta atividade trabalhamos as seguintes situações:

Ataque: Reter, imobilizar, desequilibrar, agarrar.
Defesa: Esquivar, resistir livrar.

Referencias:

5 - RETER/IMOBILIZAR

Jogo dos 100 Kilos.

Atividade deve ser realizada em duplas como objetivo um reter ou imobilizar o colega.
O jogo começa com um dos colegas apoiando peito com peito (Posição de 100KG Jiu-Jitsu) deitados. O colega que está por cima deve reter ou imobilizar (Podendo Finalizar) apoiando todo seu peso no peito assim o colega de baixo que tem como objetivo trocar de posição saindo de baixo para cima.

Ataque: Reter, Imobilizar, Agarrar.
Defesa: Resistir, Livrar.


6. Combates

O combate no chão

I.              Competencais solicitadas

Competências privilegiadas

- Combate no chão, aplicando as competências adquiridas nos jogos do grupo V.
- Agir, ao mesmo tempo, como atacante e como atacado.

Competências anexas

- Suportar o corpo-a-corpo
- Suportar a imobilização

II.            Realização

Cada crianças escolhe seu parceiro. As duplas dividem-se criteriosamente sobre a área de jogo, coberta por tapete.
            Os jogadores ajoelhan-se frente-a-frente aproximadamente 80cm um do outro. A seguir, são equipados com um cinto e devem:
- Derrubar seu adversário no chão:
- Encostar seus ombros no tapete:
- Mantê-lo imobilizado durante 03 segundos.

            Renovar as instruções: Não agarrar pela cabeça, não se levantar e não fazer mal.

Ataque: Reter, imobilizar, desequilibrar, agarrar.
Defesa: Esquivar, resistir livrar.

terça-feira, 6 de março de 2012

Aula 02/03/2012


JOGOS DE CONQUISTA DE TERRITÓRIO

Pick-Bola
A sala foi dividida na metade sendo que em cada metade havia uma bola, com os alunos divididos em duas equipes o objetivo era pegar a bola do time adversário, mais para isso não poderia ficar de pé, apenas em 4 apoios, não podendo utilizar-se de golpes.

JOGOS DE DESEQUILIBRAR

Empurrando
A primeira atividade foi feita entre duplas, onde cada um segurava na mão do outro e empurrava tentando levar o adversário até a parede contrária.

Puxando – Variação 01
A segunda foi uma variação da primeira, ao invés de empurrar as duplas deveriam se puxarem até que chegasse na parede que estava atrás de você.

Puxando o Punho (Jacaré) – Variação 02
Em forma de jacaré, os alunos deveriam derrubar o colega adversário, puxando o punho, desequilibrando o colega.

Briga de Galo (Cóqueras) – Variação 03
Nesta outra variação de desequilibrar, os alunos ficavam em posição de cóqueras e tinham de empurrar o colega para trás, para que o mesmo caísse de costas no tatame.

BICICLETINHA – MÃOS APOIADAS ATRÁS
Sentados, com as mãos apoiadas atrás da linha na cintura e com os pés elevados como se estivesse simulando uma bicicleta, cada aluno tinha de empurra com os pés o adversário, até que derrubasse o mesmo de costas.

BICICLETINHA – MÃO NO ABDOMEN
Sentados, com as mãos apoiadas sobre o abdômen e com os pés elevados como se estivesse simulando uma pedalada em uma bicicleta, cada aluno teria de empurrar com os pés o adversário, até que derrubasse o mesmo de costas.

CABEÇA E PÉS ELEVADOS
Nessa última variação os alunos ficavam deitados, com os pés encostados uns nos outros, e com a cabeça e cervical semi-flexionada e pés elevados na altura de uns 15 Cm, o primeiro que derrubasse o pé no chão perdia o duelo de força.

MINI-SUMO
Em duplas os alunos ficavam de pé com os ombros juntos, tentando através da força derrubar o colega, sem usar os pés como meio de realizar a queda.

GARAGEM E CARRINHO
Em duplas novamente, com um aluno sobre o outro, sendo um aluno defendendo e o outro atacando, enquanto um tentava imobilizar o outro tentava evitar que esta imobilização ocorresse.

FIM

segunda-feira, 5 de março de 2012

POST AULA DIA 17.02.12

Primeira Aula Pratica com a professor Keith

Começamos com uma atividade em que falavamos nossos nomes e em seguida executavamos qual quer golpe de luta. Assim mostrando que todos nós conheçemos algo sobre lutas.

AQUECIMENTO TOQUE:
Após interagirmos com os golpes de lutas seguido de nossos nomes. Começamos o aquecimento de toque em que a atividade era feita em dupla, atividade era desenvolvida com o proposito de um tocar nos ombros,joelhos to colega. Ao mesmo tempo que Atacavamos tinhamos que nos defender esquivando dos toques do colega.

DOMINIO COM A BOLA.

Novamente atividade realizada em dupla, na qual um era adiversario do outro e ao sinal da professora o individuo deveria agarrar a bola nao deixando o outro conquistar a bola. Na atividade so nao valia Lutas de Toque. Finalizar,Imobiliza era valido.

LUTA MISTA: COLETES.

A Atividade começava com todos da turma amarrando o colete em alguma parte do corpo.( Obs: Amarrado de forme que o colego pudesse tirar.) Nesta atividade era TODOS contra TODOS, o objetivo era retirar o coleto amarrado do colega e prestar a atençao para n ter o seu colete retirado ja que todos podiam te atacar. O aluno com maior numero de coletes vencia a brincadeira.

LUTA DE DISTANCIA: COLETES.

Ao contrario das atividades com colete nas lutas mistas, desta vez n se amarrava o colete e era uma atividade parecida com o aquecimento do tocar, novamente em dupla um colega tentava tocar o outro so que desta vez com o colete so nao valia tocar no rosto o resto era valido. Atividade em que ao mesmo tempo que atacamos temos que defender.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Classificação Lutas








Classificação das Lutas
Esporte de Combate

É um esporte de contato competitivo onde dois combatentes lutam um contra o outro usando certas regras de contato, com o objetivo de simular partes do combate corpo-a-corpo verdadeiro.
Ex: Boxe, artes marciais de competição, artes marciais mistas e a esgrima.

Artes marciais

O termo refere-se à arte da guerra e tem origem greco-romana. Vinculada aos deuses Marte, também conhecido como Ares, assim segundo a mitologia são as artes militares ensinadas aos homens. Hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais.
Ex: Roda de Capoeira, Karate, Judô etc.

Esporte de combate

São aqueles caracterizados como disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa (BRASIL, 1998, p. 70).


Segundo Ação Motora
Desequilibrar/Derrubar
·         Somente com ações dos braços;
·         Somente com ações de pernas;
·         Com ações combinadas de braços e pernas, tronco e quadril.
A luta finaliza quando qualquer Parte do corpo que não seja a planta dos pés toca o solo.
Fixar/Excluir/Controlar
·         Manter o adversário no solo;
·         Expulsar o adversário da área de luta;
·         Após a derrubada do adversário deve-se continuar com as ações no solo.
Golpear
·         Punhos;
·         Mãos, antebraços;
·         Pés, joelhos.
·         Golpes efetivos
·         Golpes fictícios (marcar)
Tocar
·         Toque efetivo
·         Golpe simulado
·         Somente com a ponta do implemento
·         Com todo implemento.

Conforme distância

Curta distância: Espaço praticamente nulo entre os oponentes é necessário o contato direto.
Situações: Desequilibrar, rolar, projetar, cair, controlar, excluir.
Média distância: Espaço moderado permite aproximação em situações de ataque entre os oponentes caracterizam o contato e não dependem dele para acontecer.
Situações: Tocar/Golpear (mãos, braços, cotovelos, pernas, joelhos e pés).
Longa Distância: é definida pela presença de um implemento, necessita de distancia para que possam manipular o implemento de forma adequada.
Situações: Tocar (por intermédio do implemento), manipular (implemento).

Referencias: http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aieres - Ano 10 - nº 71 Abril de 2004
htpp//pt.wikipedia.org/wiki/Artes marciais acesso 02 de Março 2012.

Ivan, Jonathan, Erick, Giovani