Classificação das Lutas
Esporte de Combate
É um esporte de contato competitivo onde dois combatentes lutam um contra o outro usando certas regras de contato, com o objetivo de simular partes do combate corpo-a-corpo verdadeiro.
Ex: Boxe, artes marciais de competição, artes marciais mistas e a esgrima.
Artes marciais
O termo refere-se à arte da guerra e tem origem greco-romana. Vinculada aos deuses Marte, também conhecido como Ares, assim segundo a mitologia são as artes militares ensinadas aos homens. Hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais.
Ex: Roda de Capoeira, Karate, Judô etc.
Esporte de combate
São aqueles caracterizados como disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa (BRASIL, 1998, p. 70).
Segundo Ação Motora
Desequilibrar/Derrubar
·
Somente
com ações dos braços;
·
Somente
com ações de pernas;
·
Com
ações combinadas de braços e pernas, tronco e quadril.
A luta finaliza
quando qualquer Parte do corpo que não seja a planta dos pés toca o solo.
Fixar/Excluir/Controlar
·
Manter
o adversário no solo;
·
Expulsar
o adversário da área de luta;
·
Após
a derrubada do adversário deve-se continuar com as ações no solo.
Golpear
·
Punhos;
·
Mãos,
antebraços;
·
Pés,
joelhos.
·
Golpes
efetivos
·
Golpes
fictícios (marcar)
Tocar
·
Toque
efetivo
·
Golpe
simulado
·
Somente
com a ponta do implemento
·
Com
todo implemento.
Conforme
distância
Curta
distância:
Espaço praticamente nulo entre os oponentes é necessário o contato direto.
Situações: Desequilibrar, rolar, projetar,
cair, controlar, excluir.
Média
distância:
Espaço moderado permite aproximação em situações de ataque entre os oponentes
caracterizam o contato e não dependem dele para acontecer.
Situações: Tocar/Golpear (mãos, braços,
cotovelos, pernas, joelhos e pés).
Longa
Distância:
é definida pela presença de um implemento, necessita de distancia para que
possam manipular o implemento de forma adequada.
Situações: Tocar (por intermédio do
implemento), manipular (implemento).
Referencias: http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aieres - Ano 10 - nº 71 Abril de 2004
htpp//pt.wikipedia.org/wiki/Artes marciais acesso 02 de Março 2012.
Ivan, Jonathan, Erick, Giovani
Nenhum comentário:
Postar um comentário