sexta-feira, 2 de março de 2012

Classificação Lutas








Classificação das Lutas
Esporte de Combate

É um esporte de contato competitivo onde dois combatentes lutam um contra o outro usando certas regras de contato, com o objetivo de simular partes do combate corpo-a-corpo verdadeiro.
Ex: Boxe, artes marciais de competição, artes marciais mistas e a esgrima.

Artes marciais

O termo refere-se à arte da guerra e tem origem greco-romana. Vinculada aos deuses Marte, também conhecido como Ares, assim segundo a mitologia são as artes militares ensinadas aos homens. Hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais.
Ex: Roda de Capoeira, Karate, Judô etc.

Esporte de combate

São aqueles caracterizados como disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa (BRASIL, 1998, p. 70).


Segundo Ação Motora
Desequilibrar/Derrubar
·         Somente com ações dos braços;
·         Somente com ações de pernas;
·         Com ações combinadas de braços e pernas, tronco e quadril.
A luta finaliza quando qualquer Parte do corpo que não seja a planta dos pés toca o solo.
Fixar/Excluir/Controlar
·         Manter o adversário no solo;
·         Expulsar o adversário da área de luta;
·         Após a derrubada do adversário deve-se continuar com as ações no solo.
Golpear
·         Punhos;
·         Mãos, antebraços;
·         Pés, joelhos.
·         Golpes efetivos
·         Golpes fictícios (marcar)
Tocar
·         Toque efetivo
·         Golpe simulado
·         Somente com a ponta do implemento
·         Com todo implemento.

Conforme distância

Curta distância: Espaço praticamente nulo entre os oponentes é necessário o contato direto.
Situações: Desequilibrar, rolar, projetar, cair, controlar, excluir.
Média distância: Espaço moderado permite aproximação em situações de ataque entre os oponentes caracterizam o contato e não dependem dele para acontecer.
Situações: Tocar/Golpear (mãos, braços, cotovelos, pernas, joelhos e pés).
Longa Distância: é definida pela presença de um implemento, necessita de distancia para que possam manipular o implemento de forma adequada.
Situações: Tocar (por intermédio do implemento), manipular (implemento).

Referencias: http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aieres - Ano 10 - nº 71 Abril de 2004
htpp//pt.wikipedia.org/wiki/Artes marciais acesso 02 de Março 2012.

Ivan, Jonathan, Erick, Giovani

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